Começo parabenizando a todas as mães pelo seu dia.
Hoje, claro, fui ver a minha mãe. O agradável encontro familiar foi na aprazível casa de meu irmão Rafael.
Ao chegar lá, fui recebido por meu sobrinho, Felipe de 13 anos.
- Tio - disse ele - fui lá no seu blog. Vi aquela coisa de Ranking (o Ranking das desgraças pedagógicas contemporâneas) - eu só não entendi aquele post do pedir emprestado...
Na hora, pensei: "nada como a prática para esclarecer pequenas dúvidas".
- Felipe, como você faria a conta "21-19"? - disse, entregando-lhe um papel e uma caneta que estavam sobre uma mesa.
Vejam a figura abaixo. A conta que Felipe (um bom aluno do 8º ano) fez é a da esquerda. Ele usou o "Método do Pedir Emprestado". A conta que eu fiz é a da direita, pelo "Método do Vai Um".
Observem que a conta dele está rabiscada, o "21" virou "211", o "2" está riscado e apareceu um "121" na vertical (como conferir tal conta?) - numa palavra, ele está, ainda, no estágio das operações concrets.
A minha conta está limpa pois foi feita mentalmente, sem guardar reservas.
A forma que o Felipe utilizou para resolver a questão é - infelizmente - a padrão, na atualidade. Não sendo, portanto, um déficit dele em particular, mas, uma deficiência coletiva de quase todos alunos por conta da equivocada prática pedagógica atual.
NOSSA, QUE INTERESSANTE..
ResponderExcluirQUERO SABER MAIS SOBRE ISSO..
Glácia, veja mais sobre o assunto nos posts abaixo:
ResponderExcluir"Técnica do Pedir Emprestado (6º do Ranking) e
"Ranking das Desgraças Pedagógicas Contemporâneas".