Explore...

Bem vindos, este blog tem mais de 200 posts ilustrados. Explore, veja também os mais antigos.
Comente, colabore com as suas impressões. Salve em seus favoritos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

3ª - Avaliações

Agora, passaremos a tratar dos problemas que reputo mais sérios.: Avaliações, Módulos e Hierarquia.

Comecemos, pois, com as Avaliações.
Se o leitor acompanha alunos do 8º e 9° anos do nível fundamental ou do 1º ao 3º ano do ensino médio, perceberá que, salvo raríssimas exceções, eles têm notas sofríveis durante o ano inteiro, embora a maioria consiga passar, ainda que "se arrastando".

O primeiro ponto importante a se comentar é que nota não quer dizer nada, se não for comparada à média da turma.
As escolas, em geral, usam as notas como forma de manipulação e pressão; e como que sinalizando que são instituições sérias e exigentes - pura capa.  O fato é que nota só tem valor se comparada à média da turma. Uma bela forma de se avaliar, não só o aluno mas, também, o ensino.

O segundo ponto a se atentar, é o de que a forma de avaliação passou a (querer) ser um diferencial, na guerra de mercado entre as escolas, na busca por clientes.
Cada escola inventa uma forma esdrúxula de avaliação e tenta vendê-la como sendo a reinvenção da roda.

Não existem atalhos nem fórmulas mágicas em educação. O que importa é dedicação e trabalho.

Avaliações Esdrúxulas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário